GRUPOS DE PESQUISA

Programa de Pós-Graduação em Planejamento Territorial

GEOMOV – Grupo de Pesquisa em Geografia e Movimentos Sociais
O Grupo de Pesquisa em Geografia e Movimentos Sociais tem como objetivo principal investigar as repercussões que as atividades desenvolvidas pelos movimentos sociais têm no espaço geográfico. Além de aprofundar, no âmbito da Geografia, temáticas como a Economia Solidária, o Associativismo, o Cooperativismo, as Políticas Públicas e a relação destas temáticas com a análise do espaço geográfico e com o planejamento territorial. As pesquisas têm sido realizadas em três linhas básicas de investigação, a saber: Políticas Públicas, Ação do Estado e Territorialidade; Relações Ibero-latinoamericanas e Ordenamento Territorial; e Território, Desenvolvimento e Movimentos Sociais.

Professores associados ao PLANTERR:

Prof. Dr. Onildo Araujo da Silva
Prof. Dr. Rubén Camilo Lóis Gonzalez


GEONAT – Grupo de Pesquisa em Natureza, Sociedade e Ordenamento Territorial
O Grupo integra pesquisadores de diferentes áreas de atuação, tais como Geografia, História, Sociologia e Biologia e objetiva realizar estudos de ordenamento territorial tendo por base as interfaces entre a sociedade e a natureza, e o uso das geotecnologias. Agrega estudantes e bolsistas em nível de graduação e pós-graduação, cujas pesquisas versam pela análise integrada do Território. Para execução das atividades relativas às linhas de pesquisa busca-se firmar parcerias institucionais que garantam apoio orçamentário aos projetos, dos quais espera-se resultados que consolidem sua expertise e subsidiem a construção de políticas públicas.

Professores associados ao PLANTERR:

Profª. Drª Elane Fiúza Borges
Profª. Drª Nacelice Barbosa Freitas
Prof. Dr. Ricardo Augusto Souza Machado


GPTIS – Grupo de Pesquisa Tecnologia, Inovação e Sociedade
O GPTIS é um grupo composto por pesquisadores de diferentes áreas, a saber, Sociologia, Economia, Administração, Engenharia, Direito, Geografia, entre outros. Seus integrantes têm atuado especialmente nas áreas de Ciência, Tecnologia, Inovação e Informação através de projetos de pesquisas, atividades de ensino e extensão. Os projetos vinculados ao GPTIS possuem financiamento externo de agências de fomento do país. Este grupo de pesquisa atua junto com o Núcleo de Inovação Tecnológica da UEFS (NIT).

Professores associados ao PLANTERR:

Profª. Drª. Acácia Batista Dias
Profª. Drª. Vanessa da Silva Vieira


NUPAS – Núcleo de Pesquisa em Ambiente, Sociedade e Sustentabilidade
O Núcleo tem como objetivos: desenvolver estudos e pesquisas nas áreas de etnoecologia, patrimônio imaterial, gestão ambiental, cadeias produtivas da sociobiodiversidade, etnoconservação, inovação em tecnologias sociais e ambientais, políticas públicas e educação intercultural junto a povos indígenas, quilombolas, populações tradicionais e locais; produzir material de divulgação e didático (cartilhas, manuais) sobre aspectos teóricos e metodológicos da etnoecologia, patrimônio imaterial, gestão ambiental, cadeias produtivas da sociobiodiversidade, etnoconservação, inovação em tecnologias sociais e ambientais, políticas públicas junto a povos indígenas, quilombolas, populações tradicionais e locais;

Professores associados ao PLANTERR:

Prof. Dr. Fábio Pedro Souza de Ferreira Bandeira
Prof. Dr. Ricardo Augusto Souza Machado


NUPAT – Núcleo de Pesquisas e Análises sobre o Território
Experiência pioneira no âmbito da Área de Geografia, no Departamento de Filosofia e Ciências Humanas. Estabelece como objetivo central consolidar a produção do conhecimento, com base na criação de uma unidade de planejamento, pesquisa e extensão, que integra e dá suporte teórico e metodológico ao Grupo de Pesquisa Espaço, Turismo e Ambiente (GETAM), Grupo de Pesquisa: Urbanização e produção de cidades na Bahia e Grupo de Estudos Agrários (GEA). O Núcleo estrutura-se a partir de três eixos: 1. Turismo e produção do espaço; 2. Espaço urbano e urbanização; 3. Produção do espaço agrário.

Professores associados ao PLANTERR:

Profª. Drª Nacelice Barbosa Freitas


IEPS – Incubadora de Iniciativas da Economia Popular e Solidária
Desenvolve-se por meio de projetos de extensão e/ou pesquisa e outras atividades de caráter continuado junto à comunidade externa, no âmbito da economia popular e solidária, se constituindo em espaço para o diálogo junto às iniciativas solidárias e populares, estimulando a geração de trabalho e renda através de processos de incubação com ações de transferência e apropriação de tecnologias necessárias à consolidação das iniciativas da economia popular e solidária, com o objetivo de promover a articulação de redes socioeconômicas de produção, comercialização e consumo, possibilitando as iniciativas econômicas solidárias e o acesso a tecnologias que agreguem valor aos produtos e serviços.

Professores associados ao PLANTERR:

Prof. Dr. José Raimundo Oliveira Lima
Prof. Dr. Emmanuel Oguri Freitas


Grupo de Pesquisa – Gestão, Contabilidade e Sustentabilidade em Organizações
O Grupo de pesquisa Gestão, Contabilidade e Sustentabilidade em Organizações (GCSO) foi criado em 2010, para realizar estudos e pesquisas na área de Contabilidade, Gestão e Governança em Organizações públicas, privadas e do Terceiro Setor, investigações em Gestão e Contabilidade para Organizações e Sociedade e Instrumentos tributários sustentáveis, ecológicos ou verdes. Participam do Grupo de pesquisa docentes da UEFS e de outras instituições de ensino brasileiras e do exterior, orientandos da graduação na condição de bolsistas de iniciação científica, orientandos de mestrado.

Professores associados ao PLANTERR:

Profª. Drª. Tânia Cristina Azevedo


Núcleo de estudos em Território, Ambiente e Sustentabilidade – TAS.
O Núcleo tem como objetivo a realização de estudos, pesquisas e projetos de extensão que impliquem no reconhecimento e fomento das infraestruturas ecológicas e dos sistemas de espaços abertos/livres enquanto alternativa viável para a regulação dos processos relacionados à vulnerabilidade ambiental decorrente da ocupação e uso do solo e da expansão das atividades humanas no território, com fins de mitigação e prevenção diante dos efeitos da mudança do clima e dos desastres em áreas de risco.

Professores associados ao PLANTERR:

Prof. Dr. Ricardo Augusto Souza Machado
Prof. Dr. Fábio Pedro Souza de Ferreira Bandeira
Prof. Dr. Anderson Gomes de Oliveira


Rituais musicais, afetos, cosmopolítica e soberania alimentar entre grupos indígenas e comunidades afro-brasileiras
O grupo de pesquisa tem como objetivo refletir sobre as relações entre rituais musicais e artes verbais; afetos e emoções; troca, produção, soberania alimentar, circulação de pessoas e ocupação do espaço; generosidade e economia do dom; ontologia, cosmopolitica, paisagens multiespécies e Antropoceno/ Plantationoceno; em parceria com povos indígenas, comunidades afro-brasileiras e outras comunidades tradicionais. O enfoque teórico e metodológico do grupo é a Antropologia e suas conexões com outras disciplinas. As produções partem do exame e debate sobre dados bibliográficos, documentais e a realização de registros etnográficos de campo.

Professores associados ao PLANTERR:

Prof. Dr. Edson Tosta Matarezio Filho